top of page
Cidades

Jovens engajados - Alunos do Sesi do Gama constroem próteses para animais

  • Mayza França
  • 5 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

A criatividade dos estudantes supre as necessidades de animais com dificuldades de locomoção que ganharam novas "patas".

Se você estiver andando pelas ruas do Gama e encontrar um pet usando uma espécie de cadeira de rodas, não se assuste, a cena é mais comum do que se pode imaginar. Isso porque os alunos do SESI dão uma aula de solidariedade: usam seus conhecimentos para construir próteses destinadas aos animais com dificuldade de movimento.


A iniciativa do projeto surgiu para o Torneio Nacional de Robótica First Lego League (FLL), realizado nos dias 4 e 5 de março, em Blumenau (SC), e, através da proposta de solidariedade, a equipe saiu campeã. “Tínhamos que montar algo referente à relação do homem com o animal. Durante a pesquisa, vimos que o ser humano é o mais beneficiado, e então chegou a hora de retribuir”, conta Atos Reis, coordenador de robótica de Brasília, de 26 anos.


A ação tem obtido resultado. Mais de 150 pessoas em todo o Brasil se inscreveram para receber o material e, nos próximos dias, cerca de 10 animais poderão usar o recurso. Bichinhos como o Caju, cachorro da raça pinscher nº 5, que sofreu um trauma na coluna, perdendo os movimentos das patas traseiras. Desde que usa a prótese, o animal recuperou a capacidade de andar, e junto, a sua autoestima. “Após ficar impossibilitado de fazer o que mais gostava, o Caju ficou muito desanimado e ficava se arrastando pela casa. Hoje, ele não quer ficar mais sem a prótese”, afirma Marcus Delgado, dono do pet, 42 anos.


De acordo com a direção do centro educacional, além de ajudar os animais, a proposta tem afetado positivamente a vida dos alunos. “Nunca tive animal em casa, mas sempre quis ajudar. Hoje penso em adotar um cachorro”, afirma Lucas Sampaio, aluno e voluntário do projeto, 15 anos.


O dinheiro para a construção das próteses é arrecadado através de doações, e para recebê-las, os estudantes criaram o site www.proteseanimal.com.br. Através dele, qualquer pessoa pode colaborar ou solicitar o benefício para seu pet.


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes

Site desenvolvido por

Mariana Andrade 

RA: C648fb-6

Jornalismo Unip Brasília

bottom of page